• escolasaec1.jpg
  • escolasaec2.jpg
  • escolasaec3.jpg
  • escolasaec4.jpg
  • escolasaec5.jpg

Início

Erasmus+ - Creating, experimenting and cooperating – improving practices in early childhood education

LTT – Learning/teaching/training activities – Croácia

4º Dia

O dia começou com uma visita ao “Castle Trakošćan”, património cultural protegido. Hoje, o castelo é uma das poucas instalações na Croácia com preservação própria e histórica, relacionada com a estrutura arquitetónica e a vida de seus proprietários. O edifício é rodeado por um parque florestal com um lago, que proporcionam uma visita muito agradável.

Após alguns momentos de descanso, o dia terminou com um jantar e cerimónia de entrega de certificados no “Zlatne Gorice”, uma bela propriedade cercada por vinhas. O "Zlatne Gorice" oferece um completo idílio gastronômico, o que faz com que todos os visitantes tenham a oportunidade de contactar com outra área cultural da Croácia.

20180607 181222 - Cópia20180607 214441 - Cópia

20180607 214524IMG 5513 - Cópia

IMG 5514IMG 5517

IMG 5523 - CópiaIMG 5528

IMG 5533IMG 5541

IMG 5542IMG 5543

IMG 5547IMG 5587

Erasmus+ - Creating, experimenting and cooperating – improving practices in early childhood education

LTT – Learning/teaching/training activities – Croácia

3º Dia

O terceiro dia começou com a visita à Câmara Municipal de Varazdin e com o acolhimento caloroso da Vice-Presidente que salientou a importância deste projeto europeu para o Jardim de Infância, para as crianças que o frequentam, para os pais e para toda a comunidade. Em Varazdin, terra dos anjos, bicicletas e gelados, realiza-se anualmente uma Semana das Artes, durante a qual se celebra a beleza das inúmeras faces da arte.

Em seguida, os diferentes parceiros reuniram-se para fazerem as suas apresentações relativas ao trabalho desenvolvido no âmbito do tópico AR.

Durante a reunião esteve patente uma exposição dos trabalhos das crianças relativos ao projeto etwinning “Painting AIR”.

A coordenadora referiu que o questionário aos professores irá ser enviado novamente por terem havido alguns problemas com os resultados.

Fez-se ainda a reflexão sobre os aspetos a melhorar e os aspetos positivos deste LTT e programou-se o trabalho a realizar nos próximos encontros, Meeting na Polónia e LTT na Grécia.

34509155 1914415648582161 8146207467517247488 n34583151 1914415798582146 345800246636314624 n

34591225 1914415738582152 8532784391359823872 n34645092 1914415878582138 5540795067842691072 n

34717876 1914415695248823 6178455363197599744 n34743710 1914415941915465 2514512066849538048 n

34780016 1914415671915492 2417688656295755776 nIMG 5446

IMG 5456IMG 5458

IMG 5463IMG 5469

IMG 5494IMG 5495

IMG 5504

 

Erasmus+ - Creating, experimenting and cooperating – improving practices in early childhood education

LTT – Learning/teaching/training activities – Croácia

2º Dia

O segundo dia iniciou-se com a visita ao Jardim-de-infância: Djecji vrtic, >>DJECJI SVIJET<< VARADZIN, parceiro deste projeto, onde se fez a observação das práticas de trabalho com as crianças e o processo de envolvimento destas nas atividades. Cada participante realizou o registo fotográfico das dinâmicas observadas.

De seguida formaram-se grupos de trabalho onde se refletiu acerca das práticas implementadas neste Jardim, bem como da organização dos espaços e materiais.

Para fundamentar as reflexões relativas às atividades monitorizadas, selecionaram-se as fotografias mais relevantes de forma a que os outros grupos de trabalho pudessem acompanhar cada exposição.

Após a conclusão destes trabalhos é possível anuir que, com este modelo educativo, a criança é estimulada a desenvolver a sua autonomia, a fazer as suas próprias escolhas, logo que chega pela manhã. As educadoras têm um papel fundamental quer na preparação e proposta de atividades para aquele dia, assim como na sua observação e monitorização. Durante este processo a educadora vai questionando a criança acerca das sensações, formas de resolução de problemas e proposta de novas atividades.

20180605 08342520180605 083505

20180605 08351920180605 085148

20180605 08515720180605 085221

20180605 08560020180605 090330

20180605 09074420180605 091113

20180605 09221120180605 093250

20180605 09372220180605 121726

20180605 12342620180605 123500

Mais artigos...